QUAL A RELAÇÃO ENTRE EXERCÍCIOS E O TRATAMENTO DO CÂNCER?

Hoje eu quero mandar um recado especial a todas as pessoas que estão em tratamento de câncer.

Todos sabemos da importância do diagnóstico precoce de todos os cânceres para que as chances de sucesso no tratamento sejam maiores.

Você sabia que manter uma rotina de atividade física é muito importante para o seu tratamento?

Isso mesmo! Alguns trabalhos recentes mostraram que a prática de exercício físico é muito importante durante o tratamento do câncer, pois melhora o desempenho físico e a qualidade de vida do paciente!

Eu sei que a rotina do tratamento não é fácil, com quimioterapia, radioterapia e várias idas ao hospital, porém o repouso em excesso e a falta de exercício pioram a perda de massa muscular, podem resultar em perda de massa óssea levando à osteoporose e até à rigidez das articulações, que muitas vezes são difíceis de recuperar quando termina o tratamento.

Então aqui vão algumas dicas pra você praticar seus exercícios durante o tratamento:

  1. Consulte seu médico, pergunte pra ele quais exercícios você pode ou não fazer. Algumas alterações nos exames como anemia podem contraindicar exercícios.
  2. Tome por base exercícios que você já era acostumado a fazer antes do diagnóstico e tratamento do câncer.
  3. Tente começar os exercícios o mais rápido possível depois do diagnóstico! Quanto mais tempo parado, mais difícil vai ser para voltar à rotina de atividade física.
  4. Procure sempre orientação de um profissional de educação física ou fisioterapia.
  5. Comece sempre com baixa intensidade e poucos minutos, vá aumentando gradativamente conforme seu corpo for se adaptando à rotina dos exercícios.
  6. Atividade aeróbica como caminhada e bicicleta são ótimos para melhorar o sistema cardiovascular, ajudam a ganhar fôlego. Tente fazer pelo menos 3 vezes de 30 minutos por semana.
  7. Inclua exercícios para fortalecimento pelo menos 2 vezes por semana.
  8. Monitore sua frequência cardíaca e respiratória. Caso eles fiquem muito altos e você sinta muito cansaço, pare e descanse, só retome assim que eles normalizarem.

Lembre-se que o mais importante é a sua saúde e o seu bem-estar! Mantenha-se seguro e o mais saudável possível!

Atividade física ajuda muito a levantar o astral e vai te ajudar a atravessar essa fase!

Fiquem antenados em nossas dicas.