Hérnia, por definição, é uma massa circunscrita formada por um órgão (ou parte de órgão) que sai por um orifício, natural ou acidental, da cavidade que o contém. É uma condição que pode atingir qualquer parte do nosso corpo, inclusive a coluna.
Mas, você sabe o porquê de ela atingir a nossa coluna? O disco intervertebral tem a função de amortecer o impacto na coluna e também dar mobilidade a ela. Com o envelhecimento, esses amortecedores acabam degenerando, desgastando, podendo levar ao colapso desse disco vertebral e à formação da hérnia de disco.
Quando isso ocorre, o disco que está fora do lugar acaba por interferir em estruturas próximas da coluna, principalmente a medula e os nervos, ocasionando na grande maioria das vezes o que nós chamamos de ciatalgia, mais conhecida como a famosa dor no nervo ciático.
Pode acontecer em qualquer idade sendo mais comum entre os 30 e 50 anos de idade.
As principais causas são: fator genético, o próprio envelhecimento, sedentarismo incluindo falta de atividade física, obesidade e o tabagismo, além de esforço exagerado como carregar peso e má postura.
O que muitos podem não saber, é que existem diferentes sintomas da hérnia de disco e eles variam com a localização da hérnia, sendo os mais comuns dor nas costas e a famosa dor ciática, que é aquela dor que corre pela perna indo até o pé, podendo ter formigamento e até perda de força. Sintomas menos comuns, mas que podem também ocorrer e significam gravidade são alteração de sensibilidade e dor em região genital e dificuldade urinária.
Na grande maioria dos casos de pessoas que sofrem desse problema, os sintomas melhoram naturalmente dentro de até três meses. O uso de medicação anti-inflamatória, relaxantes musculares e analgésico normalmente é suficiente. Alguns casos podem necessitar de infiltrações na coluna. A fisioterapia ajuda muito na maioria dos casos, principalmente quando há perda de força muscular.
Uma minoria dos pacientes precisa de cirurgia, que pode variar desde a simples remoção da hérnia por vídeo (endoscopia da coluna) até a necessidade de colocação de parafusos na coluna.
Uma dica para a prevenção é a realização de atividades físicas adequadas e corretas, sempre acompanhados de um profissional especializado para evitar qualquer empecilho futuro.
Veja abaixo alguns fatos interessantes sobre a doença:
- De todas as dores nas costas, a hérnia de disco é responsável por até 30% dos casos.
- Ao contrário do que muitos pensam, cerca de 90% das pessoas que possuem Hérnia de Disco não precisam passar por cirurgia.
- Por incrível que pareça, de todas as pessoas que buscam por atendimento médico, 13% é voltado para dores na coluna.
- 15% da população algum dia sofreu ou sofrerá com hérnia de disco.
- A Hérnia de Disco é sozinha a 3ª causa de aposentadoria precoce no Brasil.
- No Brasil, mais de 6 milhões de pessoas sofrem com esse problema.
Caso você esteja sentindo dores nas regiões da coluna e do ciático é importante consultar um Médico Ortopedista para um diagnóstico, e se necessário já começar o seu tratamento.