Entre os dias 1 a 4 de junho tive a oportunidade de participar do congresso Global Spine 2022 em Las Vegas, Estados Unidos.
A entidade AO Spine que organiza o evento, é o maior nome no meio da cirurgia de coluna, por isso esse congresso reúne vários cirurgiões renomados do mundo inteiro. Foram mais de 1200 participantes de 80 países, o que demonstra a importância deste congresso.
O meu foco principal foram as cirurgias minimamente invasivas (MISS), aquelas que são realizadas com pequenos cortes e trazem menos agressão ao paciente, com menos chance de infecção, sangramento e outras complicações. São de recuperação mais rápida, fazendo com que as pessoas retornem à sua vida normal em muito menos tempo.
Entre as atividades proporcionadas, a experiência de acompanhar cirurgias ao vivo em modelos anatômicos, bem como poder fazer essas cirurgias, foram as mais interessantes.
Na parte da endoscopia casos muito interessantes foram discutidos, entre eles sobre hérnias de disco, descompressão da medula e até artrodese com dispositivo interssomático, um grande avanço para as cirurgias de coluna por vídeo.
Houve também aulas sobre acessos minimamente invasivos como ALIF e XLIF, inclusive com uma bela participação da Sociedade Brasileira de Coluna, a qual sou membro, com um Simpósio inteiro sobre esse assunto.
Retorno ao Brasil muito animado, pois pude perceber que estamos no caminho certo, fazendo cirurgias minimamente invasivas com técnicas que são respaldadas pela maior entidade de cirurgia da coluna, a AO Spine.
Agradeço a oportunidade de estar presente no evento, e estou à disposição dos meus pacientes para esclarecer dúvidas sobre qualquer assunto relacionado a cirurgia de coluna e seus avanços.